Bem-vindo ao X EPBEM e V ΣCM∆T!

O Encontro Paraibano de Educação Matemática é um evento já estabelecido no calendário de eventos científicos regionais. Promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraíba (SBEM-PB) congrega pesquisadores locais e de várias outras regiões do país, favorecendo o desenvolvimento e o fortalecimento da área da Educação Matemática.

Em 2018, a SBEM-PB tem a satisfação de, pela primeira vez, realizar o Encontro Paraibano de Educação Matemática no Sertão do Estado, na cidade de Cajazeiras. O X EPBEM será realizado conjuntamente com o V Encontro Cajazeirense de Matemática (V ΣCM∆T). O ΣCM∆T é um evento promovido pelo Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Cajazeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Com realização em 12, 13 e 14 de Setembro de 2018, o X EPBEM e o V ΣCM∆T possibilitarão aos participantes discussões relativas ao Ensino-Aprendizagem de Matemática na Paraíba e os desafios e as perspectivas de mudanças frente aos contextos locais e nacionais.

Sobre o X EPBEM

       Neste ano O EPBEM alcança a marca da 10ª edição. E, tomando como base as experiências das edições anteriores, com as aprendizagens, equívocos e desafios que surgem a cada evento, a gestão atual da SBEM-PB concretiza o sonho de sediar o evento na Região Sertão do estado da Paraíba. As nove edições anteriores se concentração entre Campina Grande e João Pessoa, com uma única exceção do V EPBEM (2010) que foi realizado na cidade de Monteiro (Região do Cariri paraibano). 
       A cada edição o EPBEM ratifica a sua relevância para a divulgação, reflexão e troca de experiências, entre estudantes, professores e pesquisadores, relativas ao contexto do ensino e aprendizagem da Matemática. Assim, seus eixos temáticos são organizados de tal modo que possibilitem o diálogo entre a pesquisa na área da Educação Matemática, a pesquisa escolar e o cotidiano da aula de matemática. 



Sobre o ΣCM∆T

        O Encontro Cajazeirense de Matemática (ΣCM∆T) é um evento regional que acontece anualmente e é realizado pela Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba - campus Cajazeiras (IFPB - CZ).  O ΣCM∆T teve sua primeira edição no ano de 2014 e este ano atinge a 5ª edição. O evento tem como objetivo, basicamente, apresentar à comunidade estudos na área de matemática pura, aplicada e de educação matemática que são publicados nos anais do evento sob o ISSN: 2525-3727.  Durante o ΣCM∆T é realizada a premiação da Olimpíada Cajazeirense de Matemática (OCZM), que este ano tem a sua terceira edição com realização em julho. A Olimpíada é também organizada pela Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Campus de Cajazeiras do IFPB.
         
As atividades do X EPBEM e V ΣCM∆T

        As atividades durante a realização do X EPBEM e V ΣCM∆T serão distribuídas nas modalidades de conferências (palestras), mesas redondas, minicursos, comunicações orais, apresentação de pôsteres e relatos de experiências. Poderão participar do evento e das atividades, professores que ensinam matemática nos diversos níveis educativos, pesquisadores da área da Educação Matemática, pesquisadores da área da Matemática Pura e Aplicada, alunos de Licenciaturas em Matemática e alunos de Pedagogia. 
Objetivos
  • Integrar pesquisadores, professores, estudantes de matemática e de pedagogia e educadores em geral envolvidos com o ensino de Matemática nos diversos níveis;
  • Possibilitar maior intercâmbio entre pesquisa, extensão e ensino;
  • Incentivar e divulgar as atividades de ensino (em todos os níveis), pesquisa e extensão na área da Educação Matemática, com maior ênfase aos resultados voltados para o fortalecimento da aprendizagem na educação básica;
  • Publicar os resultados das contribuições dos trabalhos e os levantamentos feitos sob forma de anais;
  • Incentivar e estabelecer programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa da região da Paraíba e estados circunvizinhos, buscando o fortalecimento das práticas de ensino de matemática.
Publico Alvo
  • Estudantes de Licenciatura em Matemática
  • Estudantes de pós-graduação em Educação Matemática ou áreas correlatas. 
  • Professores de matemática da Educação básica
  • Professores do ensino superior;
  • Pesquisadores da área da Educação Matemática ou de áreas correlatas.
Participantes, algumas datas relacionadas as atividades do X EPBEM devem ser observadas. Limite de inscrição, envio de trabalho, divulgação de resultado, entre outros. Não perca nenhum prazo! Abaixo estão as principais datas do evento.

Inscreva-se agora!

5 + 0 = ?

Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)
Trabalhos

Confira os prazos

Submissão do resumo: 24 de julho de 2018 
Resultado Final: 07 de agosto de 2018
Inscrições

Prazos de Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de agosto de 2018. Alertamos para os prazos de chamada promocionais.
Evento

Realização do Evento

O evento será realizado no:
Campus da Universidade Federal de Campina Grande - (UFCG) - Cajazeiras
Campus do Intituto Federal da Paraíba - (IFPB) - Cajazeiras
 
Prazos

Inscrições

1ª chamada: 30/06/2018           
2ª chamada: 30/07/2018           
3ª chamada: 30/08/2018

X ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & V ENCONTRO CAJAZEIRENSE DE MATEMÁTICA

“Ensino-Aprendizagem de Matemática na Paraíba: desafios e perspectivas de mudanças frente aos contextos locais e nacionais”

Texto