Normas de Trabalho

Período para inscrição no evento está encerrado!
Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)
Prazos

Prazos de Inscrições

Submissão do trabalho: Prorrogado até 30 de Agosto
Resultado Final: 06/09/2018

Prazos

Prazos de Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 05 de Setembro de 2018. Alertamos para os prazos de chamada promocionais.

Instruções

Autores e Coautores

Apenas o autor principal poderá; submeter o trabalho
Apenas o autor principal poderá indicar os coautores do trabalho, sendo que estes devem estar cadastrados no sistema.
O pagamento da inscrição do autor principal é obrigatório para que o trabalho seja publicado nos Anais.

Submissão

Modalidades/Idiomas

Modalidades: Comunicação Oral, Pôster e Relatos de Experiências
Comunicação Oral: Pesquisa Concluída; Em andamento; Experiências e/ou práticas de ensino e aprendizagem; Estudo de caso.
Pôster: Pesquisa em andamento, ou revisão bibliográfica.
Relato de Experiência: Pesquisa Concluída; Em andamento; Experiências e/ou práticas de ensino e aprendizagem.
Idiomas: Português


SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 


QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 4 (quatro) participantes (incluindo autor, coautores e orientador).
 

PREENCHIMENTO DO RESUMO NA PLATAFORMA DE SUBMISSÃO: No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida a função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) de um resumo com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
 

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os co-autores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o autor e os co-autores deverão estar com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite da última chamada.

CONTEÚDO E DIREITOS AUTORAIS: O conteúdo expresso nos trabalhos submetidos para o evento são de responsabilidade do(s) autor(es), co-autor(es) e orientador devendo os mesmos observarem as normas científicas e as especificidades para as modalidades disponíveis (comunicação oral e pôster). A Comissão Científica e Organizadora não se responsabilizam pelo conteúdo e inserção de autoria dos trabalhos propostos. É indicado, ainda, observar a legislação referente à "gestão coletiva de direitos autorais" (BRASIL, 2015). 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8469.htm

ARTIGO COMPLETO

Os TRABALHOS COMPLETOS serão recebidos por formulário online até às 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 30 de Agosto, impreterivelmente.  

Primeiramente o Participante deverá preencher a plataforma de submissão com um resumo contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, 3 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.


IMPORTANTE: O mesmo resumo deverá ser utilzado no artigo.


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 12 (doze) páginas. Deverá ser organizado contendo: título, autor(es), instituição(ões), introdução, metodologia, fundamentação teórica, resultados e/ou discussão, conclusão (parciais ou finais) e referências.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.

No corpo do texto poderá conter tabelas e/ou figuras. Deverá ter resultados parciais ou finais de pesquisas científicas que versem sobre temas da Educação Matemática. Nesta modalidade, cabem trabalhos de natureza teórica e empírica, inclusive oriundos de estudos desenvolvidos em disciplinas específicas de programas de graduação ou pós-graduação, desde que tenham que busquem articulação com o tema central do encontro. Atente-se para a necessidade da submissão apresentar resultados parciais ou finais.

 

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir "Quebra de seção contínua".

Do envio do artigo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.


Modelo da Norma(.doc)

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO:

O resumo expandido deverá ser digitado em formato Word 2007 ou inferior, utilizando tamanho A4, deverá ter no mínimo 4 (quatro) páginas e no máximo 6 (seis) páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm (incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras e Referências bibliográficas, (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT).

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

Resumo: o resumo expandido deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (apresentar os resultados das análises iniciais - quando tratar-se de pesquisas em andamento - podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Do envio do resumo: deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.

Da apresentação do pôster: o pôster deverá ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura e 120 cm de altura. Um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, em horário pré-determinado, para responder às questões dos avaliadores e dos interessados.


Modelo da Norma(.doc)

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, 3 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

ESTRUTURA:

Apresentação reflexiva sobre uma ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática, como, por exemplo, uma prática de sala de aula, de formação de professores e de desenvolvimento de produtos. É importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência com observações e reflexões do autor.
Mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, do título às referências.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIME NEW ROMAN, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco após o título.

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

Resumo no artigo: resumo com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, espaço simples entrelinhas sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir "Quebra de seção contínua".

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências Bibliográficas (As citações das referências no texto e no final devem seguir as normas da ABNT).

Do envio do artigo: Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes campos: área temática, autor(es), instituição(ões), corpo do resumo e 3 palavras-chave.
 

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.


Modelo da Norma(.doc)

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos ANAIS, o pagamento da inscrição deverá estar regularizado até a data limite da última chamada. 
 
COMUNICAÇÃO ORAL: A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

PÔSTER: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores.

A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.

A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:

Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional.

Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.

Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável).

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.


IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO:
COMUNICAÇÃO ORAL: 15 minutos (sendo 10 min. para apresentação e 5 min. para arguição). 
PÔSTER: 2 HORAS.

X ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & V ENCONTRO CAJAZEIRENSE DE MATEMÁTICA

“Ensino-Aprendizagem de Matemática na Paraíba: desafios e perspectivas de mudanças frente aos contextos locais e nacionais”

Texto