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HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Seg. à Sex. de 08h às 12h e 13h às 17h.
Sábados, Domingos e Feriados toda solicitação deverá ser enviada pelo e-mail contato@epbem.com.br.

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Normas de Submissão de Trabalho

Confira os prazos

Período

Descrição

Até 01 de Outubro de 2014 Data limite para submissão de trabalho
PRORROGADO ATÉ 22 de Outubro de 2014 Data limite para submissão de trabalho
Até 18 de Outubro de 2014 Data limite para recorreção, caso o trabalho tenha sido aceito com restrição
PRORROGADO ATÉ 10 de Novembro de 2014 Data limite para recorreção, caso o trabalho tenha sido aceito com restrição
Até 06 de Novembro de 2014 Divulgação do resultado Final das avaliações dos trabalhos
PRORROGADO ATÉ 10 de Novembro de 2014 Divulgação do resultado Final das avaliações dos trabalhos
Fique atento aos prazos, não deixe seu trabalho para ser enviado no último dia. É comum lentidão por congestionamento nos prazos finais.

INSTRUÇÕES GERAIS

Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário on-line (www.epbem.com.br) na área do participante, impreterivelmente até a meia-noite do dia Até 22 de Outubro de 2014 (horário de Brasília).

Os trabalhos devem ser apresentados na data e horário estipulados. Os trabalhos não apresentados na data estipulada não serão em hipótese alguma remanejados para outra data.

O FORMULÁRIO DE ENVIO DE TRABALHO ESTARÁ DISPONÍVEL APENAS PARA INSCRIÇÕES QUITADAS(PAGAS).


QUANTIDADE DE PARTICIPANTES E NÚMERO DE TRABALHOS

Cada participante poderá submeter até dois (2) trabalhos como autor principal.

Cada participante poderá estar presente em até quatro (4) trabalhos como coautor.

Cada trabalho poderá ter no máximo cinco (5) participantes, incluindo o professor orientador.


Os trabalho serão apresentados nas modalidades:

Comunicação Científica - (CC):

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: Modelo do Trabalho (*.doc)

Relato de Experência - (RE):

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: Modelo do Trabalho (*.doc)

Pôster - (PO):

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: Modelo do Trabalho (*.doc)

Modelo de pôster confecção e apresentação: Modelo do Pôster (*.ppt)


Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a um Grupo de Trabalho:

  • GT1 - Etnomatemática e Ensino de Matemática (EEM).
  • GT2 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)
  • GT3 - Educação Estatística (EE)
  • GT4 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)
  • GT5 - Psicologia e Educação Matemática (PEM)
  • GT6 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
  • GT7 - Avaliação em Educação Matemática (AEM)
  • GT8 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
  • GT9 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
  • GT10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
  • GT11 - Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)
  • GT12 - Educação Matemática no Ensino Superior (EMES)
  • GT13 - Educação Matemática Inclusiva (EMI)
  • GT14 - Educação Matemática Crítica (EMC)
  • GT15 - Especial - Professores

PARA SUBMETER UM TRABALHO, SIGA OS PASSOS:

As instruções abaixo pressupõem que sua inscrição já está efetuada no sistema e devidamente paga.

Comunicação Científica - (CC) e Relato de Experência - (RE)
  1. Acesse a Área de Participante na página principal(www.epbem.com.br) e clique no canto superior direito em LOGIN.
  2. Forneça as credenciais enviadas ao seu e-mail no ato da inscrição e clique em ENTRAR.
  3. Ao acessar a Área de Participante clique no ícone TRABALHO CIENTÍFICO.
  4. Verifique se a quantidade de trabalho está dentro da norma e clique no ícone ENVIAR TRABALHO.
  5. Escolha a modalidade de envio e clique no botão PROSSEGUIR.
  6. No formulário:
    • Preencha o título do trabalho.
    • Insira as palavras chave.
    • Digite ou copie do seu editor de texto e cole no espaço reservado.
    • Selecione a qual grupo de trabalho(GT) pertence o seu trabalho.
    • Informe os coautores, caso haja.
    • Informe o professor orientador
    • Informe a instituição a qual o trabalho é vinculado.
    • Anexe o trabalho completo. O ARQUIVO ANEXADO NÃO PODE TER MAIS DE 2 MEGABYTES DE TAMANHO.
    • Anexe o trabalho completo cego, SEM NOME DE AUTORES, COAUTORES E PROFESSOR ORIENTADOR(ARQUIVO MENOR QUE 2 MEGABYTES).
    • Clique em ENVIAR TRABALHO.
  7. Verifique se a mensagem TRABALHO INSERIDO aparece na parte superior da tela.
  8. Verifique se o nome do trabalho aparece listado em uma tabela com o nome de Seu(s) trabalho(s) como AUTOR principal.
  9. Como verificação adicional entre em seu e-mail e procure pela mensagem gerada automaticamente pelo sistema acusando o recebimento do trabalho (NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR NA PASTA DE SPAM).

Pôster - (PO)

Siga as mesmas instruções anteriores, mas no formulário, anexe o resumo e o resumo cego.


OBSERVAÇÕES:

  • Para submeter um trabalho o autor principal deve OBRIGATORIAMENTE estar com sua inscrição quitada(pago).
  • Para cada inscrito serão aceitos, no máximo, 2 (dois) trabalhos como primeiro autor4 (quatro) como coautores, não podendo ultrapassar 5 (cinco) participantes por trabalho, inclusive o professor orientador.
  • Os trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação deverão obrigatóriamente estar vinculados a um professor orientador.
  • Importante que todos os trabalhos submetidos sejam cuidadosamente revisados e adequado as normas antes do encaminhamento.
  • Cada professor orientador deverá estar cadastrado e com a inscrição paga no evento.
  • Coautor de trabalho deverá estar cadastrado e com inscrição paga no evento.

RESUMO

Texto justificado, fonte Times New Roman, 10, tamanho máximo entre 8 e 10 linhas. Espaçamento simples.

Palavras-chaves: citar 3, fonte Times New Roman, 10, separadas por vírgula.


TRABALHO

Título de cada seção em negrito, Times New Roman, tamanho 12, enumerada

Os trabalhos propostos como Comunicação Científica e Relato de Experiência poderão conter no máximo 02(dois) trabalhos como autor e 04(quatro) como coautor - todos devidamente inscritos no Evento.

O texto de cada seção deve vir com parágrafo justificado, recuo de 1,25 na primeira linha e espaçamento de 1,5 entre linhas. A Estrutura de COMUNICAÇÂO CIENTÍFICA e RELATO DE EXPERIÊNCIA dever ser um texto com até 12 páginas, incluindo referências bibliográficas, em espaço 1,5, tamanho 12, fonte Times New Roman, margens 2,5. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA exige-se 1.Introdução, 2.Referencial Teórico, 3.Metodologia da pesquisa, 4.Dados e Resultados e 5.Referências. Para RELATO DE EXPERIÊNCIA exige-se apenas 1.Introdução, 2.Metodologia, 3.Resultados e 4.Referências. Os trabalhos deverão ser apresentados, exclusivamente, por seus autores, em um tempo de 15 minutos.

Seções seguintes continuam a enumeração

Espaçamento entre as seções de 1,5. Citações devem seguir as normas da ABNT. Citações acima de 3 linhas devem ter parágrafo justificado com recuo na esquerda de 4 cm, espaçamento entre linhas de simples, fonte Times New Roman tamanho 10. Não devem vir entre aspas.


PÔSTER

Este é o modelo para proposta de Pôster. O texto deverá ser elaborado em, no mínimo, quatro e, no máximo, cinco páginas, incluindo tabelas, gráficos e referências. Todos serão publicados nos Anais do VIII EPBEM.

A seção Introdução deverá ser breve e justificar o problema estudado, ou em estudo, de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. Os objetivos deverão estar explícitos no final da introdução.

A seção Metodologia deverá ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deverá conter as referências da metodologia do estudo e/ou análises científicas empregadas ou a serem empregadas.

A seção Resultados e Discussão deverá conter os dados obtidos, ou esperados, podendo ser apresentados, também, na forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados obtidos, ou esperados, deverá estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

A seção Conclusão deverá ser elaborada em frases curtas e com base nos objetivos e resultados apresentados ou esperados.

Na seção Referências deverão ser listadas apenas as mencionadas no texto, de acordo com as normas da ABNT.

AVALIAÇÃO

À comissão científica reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas acima estabelecidas, bem como reclassificar o grupo temático (GT).

Após a avaliação dos trabalhos pela comissão científica, os autores serão informados por e-mail sobre o resultado da avaliação.

A lista de trabalhos aprovados será disponibilizada no site em 10 de Novembro de 2014.

Em data oportuna o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.

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