Normas Cientifícas

Submissão de minicursos e oficinas no VII EPBEM.

PRAZO ENCERRADO

não iremos aceitar as propostas que foram encaminhadas ao e-mail indicado após prazo estipulado.

 

Clique aqui para baixar o modelo de envio da proposta completa.
O envio deverá ser realizado até dia 30 de Setembro.

Lista de Minicursos Aprovados

Titulo dos minicursos Autores
CONHECENDO O MATERIAL DOURADO E TECENDO ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAR AS AULAS DE MATEMÁTICA Gilmara Gomes Meira; Ana Élyda de L. Silva; Jaqueline Mendes Gonçalves; Mirian Raquel Alves da Silva
CONSTRUINDO A CAPACIDADE DE COMPREENDER, FAZER E DAR SENTIDO A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Nahum Isaque dos Santos Cavalcante; Viviane Medeiros Monteiro; Marcela Cavalcante Dias; Josênelle Cavalcante Santos
DANDO SIGNIFICADO AO ENSINO DE FUNÇÕES Fábio Garcia Bernardo; Cléber Gouvea Fernandes
DISCUTINDO A LÓGICA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESAFIOS Elaine Gabriel do Nascimento;Wendson Magalhães da Silva; Manuela Alves Oliveira Silva; Severina Andréa Dantas de Farias
ENSINANDO GEOMETRIA A PARTIR DO MODELO VAN HIELE Cleidison Cândido da Silva e Severina Andréa Dantas de Farias
EXPLORANDO AS CÔNICAS COM O GEOGEBRA Paulo Xavier Pamplona; Danilo Lopes Fernandes; Eduardo Alencar Santos
EXPLORANDO OS CONCEITOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1 COM O GRAPHMATICA Helber Rangel Formiga Leite de Almeida; Kaio Vinicius de Oliveira Ferreira; Lucas Nunes Brasiliano
INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: O CASO DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E A TEORIA DOS NÚMEROS José Luiz Cavalcante; Nahum Isaque dos Santos Cavalcante; Maria José das Neves Amorim
INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA: USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA Eliane Dias Martins Guerra; Jéssyca Rayara Batista Barbosa; Marília Lidiane Chaves da Costa Alcantara; Rosa Maria da Silveira Silva
LABORATÓRIO DE GEOMETRIA Rogéria Gaudencio do Rêgo
NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA André Pereira da Costa; Geraldo Herbet de Lacerda; Jair Dias de Abreu; Marlon Tardelly Morais Cavalcante
O CÁLCULO DE PERÍMETRO E ÁREA VIA GEOPLANO
O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS Verônica Lima de Almeida Caldeira; Érika Carla Alves Canuto
O QUE É A MATEMÁTICA? Maria Lewtchuk Espindola
O TANGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Eliane Farias Ananias; Danielly Barbosa de Sousa
PEÇAS RETANGULARES PARA CEGOS Érika Carla Alves Canuto; Verônica Lima de Almeida Caldeira
PROBLEMATIZANDO O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NA SALA DE AULA Débora Cristina Santos; Alissá Mariane Garcia Grymuza; Yara Silvia Freire Rabay
TRABALHANDO A GEOMETRIA POR MEIO DO ORIGAMI: ATIVIDADES DE SALA DE AULA Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva; Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão; Maria da Conceição Alves Bezerra
TRABALHANDO DE FORMA SIGNIFICATIVA O CONCEITO DE PROBABILIDADE João Batista Regis da Silva; Erivan Sousa Valentin; Abigail Fregni Lins

Lista de Oficias Aprovados

Titulo das Oficinas Autores
A CONTRIBUIÇÃO DA GEOMETRIA DINÂMICA NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU COMO PROPOSTO POR DESCARTES Vito Rodrigues Franzosi; Lauro Chagas e Sá; Rony Cláudio de Oliveira Freitas
A PROBLEMATIZAÇÃO NA FORMULAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS Nahum Isaque dos Santos Cavalcante; José Luiz Cavalcante
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva; Surama Santos Ismael da Costa; Jordânia Andrezza Pontes da Silva; Sueily Severino Ferreira
AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Gilmara Pessoa Forte; Maria José Neves de Amorim Moura
BLOCOS LÓGICOS E PEÇAS RETANGULARES: ATIVIDADES E JOGOS PARA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Júlio Pereira da Silva; Misleide Silva Santiago; José Joelson Pimentel de Almeida
COMPREENDENDO OS NÚMEROS NEGATIVOS COM O AUXÍLIO DE ATIVIDADES HISTÓRICAS
CONSTRUINDO OS POLIEDROS REGULARES UTILIZANDO PALITOS DE CHURRASCO André Ferreira de Lima
EXPLORAÇÃO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO INTEGRADO DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues; Andrea de Andrade Moura; Simone Soares de Almeida; Abigail Fregni Lins
EXPLORANDO O ENSINO DA GEOMETRIA DE UMA FORMA DINÂMICA E DIFERENTE: UMA PESQUISA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Cleidison Cândido da Silva; Luanna Bernardino de França; Agnes Liliane Lima Soares de Santana
EXPLORANDO O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO COTIDIANO Maurício Alves Nascimento
HISTÓRIA, CONSTRUÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS FRACTAIS EM SALA DE AULA Alexsandro Coelho Alencar; Érick Macedo Carvalho; Jefferson Dagmar Pessoa Brandão
INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO: SOFTWARES EDUCATIVOS E SOFTWARES EDUCACIONAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA SOBRE FUNÇÃO DO 1º GRAU Cibelle de Fátima Castro de Assis; Cosmo Matias Gomes; Cinthia Danielly Jerônimo Santos; Peron Bezerra Pessoa Filho
NÍVEL DE VISUALIZAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: ATIVIDADES PARA A SALA DE AULA
O PRINCÍPIO DA CONTAGEM: UM ELO ENTRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E AS ATIVIDADES DIDÁTICAS NOS ANOS INICIAIS João Batista Rodrigues da Silva;
O USO DA COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sheila Valéria Pereira da Silva; Gislaine Pereira da Silva; Carlos Alex Alves; Francisca Terezinha Oliveira Alves
QUADRILÁTEROS: INVESTIGANDO PROPRIEDADES E NOMENCLATURA Edna Cristina Ferreira; Poliana Brito Morais; Francisco de Assis Lucena; Adeilson Pereira da Silva
SIMETRIA: DISCUSSÕES E REFLEXÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Luciano Moreira da Silva Junior; Fabricio de Lima Bezerra Silva; Diego Sanches Freire Batista; Marcelino José de Carvalho; Francisca Terezinha Oliveira Alves
TRABALHANDO O ALGEPLAN: INTEGRANDO ÁLGEBRA E GEOMETRIA Jânio Elpídio de Medeiros; Kamillo Elias Araújo de Souza; Cristiane, Fernandes de Souza
Todos os cursos tem 30 vagas disponiveis.