Normas Cientifícas

Abaixo estão as normas obrigatórias para enviar trabalhos no VII EPBEM.

Instruções gerais para submissão de trabalhos

Prorrogação de submissões de trabalhos CC, RE e PO.


PRAZO PRORROGADO para dia 18 de setembro

Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário online, impreterivelmente, até a meia-noite do dia 02 de setembro PRORROGADO PARA DIA 18 DE SETEMBRO (horário de Brasília). Os trabalhos, escritos em português, poderão ser apresentados nas seguintes modalidades: Comunicação Científica, Relato de Experiência e Pôster. Os trabalhos não apresentados no dia agendado não serão, em hipótese alguma, remanejados para outro dia.

Comunicação Científica (CC) - Os trabalhos propostos como Comunicação Científica poderão conter no máximo 01(um) trabalho como autor e 02(dois) como coautor – todos devidamente inscritos no Evento.

Relato de Experiência (RE) - Os trabalhos propostos como Relato de Experiência poderão conter no máximo 01(um) trabalho como autor e 02(dois) como coautor – todos devidamente inscritos no Evento.

Pôster (PO) - Pôster (PO) - No máximo 03(três) participantes, professores do Ensino Superior, professores da Educação Básica, ou alunos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e áreas afins. Apenas o Resumo dos Pôsteres será publicado. O conteúdo dos Pôsteres deve estar relacionado à temática do Evento.

Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a um dos seguintes Grupos Temáticos:

1Inscrição de Comunicação Científica e Relato de Experiência - Os interessados em se inscrever nessas modalidades devem, necessariamente, vincular-se a um Grupo Temático (GT). Serão publicados apenas os trabalhos apresentados no Evento que estiverem de acordo com as normas prescritas e que forem enviados no prazo determinado.

1.2Estrutura de Comunicação Científica e Relato de Experiência: Texto com até 12 páginas, incluindo referências bibliográficas, em espaço 1,5, tamanho 12, fonte Times New Roman, margens 2,5, título centralizado, em CAIXA ALTA, seguido do nome do(s) autor(es) alinhado à direita, com espaço 1,5 abaixo do título, nome da Instituição por extenso, abaixo do nome do autor, com espaço simples. Comunicação Científica exige-se descrição, referencial teórico, metodologia de pesquisa adotada, dados e resultados dos mesmos. Relato de Experiência apenas descrição, metodologia e resultados da mesma. Ver modelo para a elaboração de Comunicação Científica e Relato de Experiência

2Inscrição de Pôster - Os trabalhos propostos para apresentação em Pôster poderão conter no máximo 03 (três) participantes – todos devidamente inscritos no Evento. Dessa modalidade, serão publicados apenas os RESUMOS.

2.1Normas para resumo de Pôster - O texto não deverá exceder 3.000 caracteres, espaço simples, tamanho 12, fonte Times New Roman, justificado. O título deverá vir centralizado, em CAIXA ALTA, seguido do título do GT e número, em negrito e centralizado, nome do(s) autor(es) alinhado (s) à direita, com o sobrenome em CAIXA ALTA, seguido do nome da Instituição por extenso, se for o caso, e e-mail em itálico. Ver modelo para a elaboração do Pôster.


Dimensões do Pôster: máximo de 90 cm de largura x 120 cm de altura; É obrigatório que o título do trabalho no Pôster seja o mesmo título do Resumo enviado à Comissão do VII EPBEM; No Pôster deve constar: Título do trabalho, Nome(s) do(s) autor(es) e do Orientador, email dos autores, Departamento (se for o caso), Instituição do(s) autor(es); Usar fonte (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida a dois metros de distância; Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas; Os Pôsteres serão apresentados em dia e horário segundo Programação do Evento. Ver modelo para a apresentação do Pôster

3Do envio de Comunicação Científica, Relato de Experiência e Pôster- O envio do trabalho poderá ser feito no ato do cadastro através do formulário ou pela área do participante após o cadastro. Deverá ser preenchidos todos os campos obrigatórios.

4Da apresentação do Trabalho - Os trabalhos deverão ser apresentados, exclusivamente, por seus autores, em um tempo de 15 minutos.

5Avaliação - A Comissão Científica reserva-se no direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas acima estabelecidas, bem como reclassificar o Grupo Temático (GT) previamente selecionado. Após avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o autor será informado por e-mail do resultado.Trabalhos aceitos com restrição terão até 15 de outubro para reenvio.

6Certificados - Os Certificados serão emitidos por meio digital através da Área do Participante.