Convidados

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Ana Maria Martensen Roland Kaleff

Ana Maria Martensen Roland Kaleff

Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Matemática e Estatística

Possui graduação em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1972) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). É professor associado III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geometria, laboratório de ensino, materiais concretos e virtuais, ensino médio, visualização. (Texto informado pelo autor)
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Wagner Rodrigues Valente

Wagner Rodrigues Valente

Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.
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José Gomes de Assis

José Gomes de Assis

Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Matematica pela Universidade Federal da Paraíba (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Matemática da UFPB. Tem experiência na área de Física-Matemática com ênfase em Gravitação e Cosmologia e em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas: espaco-tempo, holonomia, universos isotrópicos, grupos de Lie e geometricos. Coordenador da Licenciatura em Matemática a Distância(UAB-UFPB) e dos projetos de Especialização e Capacitação de professores de Matemática da rede municipal de ensino. Ex-chefe de departamento participa como formador de tutores do projeto Pró-Letramento/Unisinos na Paraíba e avaliador Institucional do INEP e consultor CAPES. (Texto informado pelo autor)
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José Lamartine da Costa Barbosa

José Lamartine da Costa Barbosa

Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática e Estatística

possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1978) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Atualmente cursa doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências e é Editor do Jornal: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO, Líder do grupo de Ensino de Ciências na UEPB cadastrado no CNPQ e é Professor Mestre -B-DE da Universidade Estadual da Paraíba.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática. Lógica Matemática, Ensino, Metodologia e Educação. (Texto informado pelo autor)
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Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos

Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos

Universidade Federal de Alagoas, CEDU

Mercedes Carvalho é Doutora em Educação Matemática (2009) e Mestre em Educação: Currículo (2002), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduada em Supervisão Escolar, pela Universidade de São Paulo (1996), graduada em Pedagogia, pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco (1994) e em Administração de Empresas, pela Universidade São Francisco (1982). É professora adjunta nível II da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas licenciaturas de Pedagogia e Matemática. Como docente e pesquisadora atua no Programa de Pós-Graduação da UFAL em Educação, na linha de pesquisa Processos Educativos", onde desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática e no Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências e Matemática, onde investiga a formação de professores que ensinam Matemática. É membro de dois grupos de pesquisa da UFAL, em que articula estudos para a área de Educação Matemática: a) líder do Grupo de Pesquisa em Educação Mátemática (GPEM) que investiga a formação do professor e a prática em sala de aula; b) Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA). É autora e organizadora de livros na área de Educação Matemática; sendo que 'Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas matemáticos' em sala de aula está na quarta edição e 'Ensino Fundamental. Práticas docentes nas séries iniciais' está na terceira edição, ambos pela editora Vozes. Tem experiência em gestão escolar e em assessoramento pedagógico, desenvolvendo temas sobre: ensino da matemática, formação de professores, aprendizagem, currículo e avaliação. (Texto informado pelo autor)
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Regina Celia Grando

Regina Celia Grando

Universidade São Francisco - Itatiba

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor nível 3 - associado doutor da Universidade de São Francisco e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na linha de pesquisa Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Prática Pedagógica e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, jogo, tecnologia educacional, ensino-aprendizagem e resolução de problemas. (Texto informado pelo autor)
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Sergio Apparecido Lorenzato

Sergio Apparecido Lorenzato

Universidade Estadual de Campinas

é licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (1965), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1968), doutor em Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e pós-doutor em Educação Matemática pela Universidade Laval (Quebec/Canadá). Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na área de formação continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)
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Veronica Gitirana Gomes Ferreira

Veronica Gitirana Gomes Ferreira

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Direção

Bacharel (1989) e Mestre (1992) em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência em Informática na Educação, adquirida na atuação junto ao Projeto EDUCOM/UFPE, fez seu doutorado investigando o uso de computadores na Educação Matemática. Phd em Educação Matemática pelo Institute of Education da University of London (1997). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento estatístico, software educacional em ambientes colaborativos, livro didático, função matemática. (Texto informado pelo autor)
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Cristiane Borges Angelo

Cristiane Borges Angelo

Universidade Federal da Paraíba

É Licenciada em Matemática, Especialista em Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2007) e Mestre em Educação - Linha de Pesquisa em Educação Matemática - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) . Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV Litoral Norte. Tem experiência em ensino de Matemática, bem como na produção de material didático de Matemática, para a modalidade de educação a distância (EAD). Sua área de atuação contempla os seguintes temas: educação matemática, formação de professores, história da matemática, produção de material didático para EAD, educação de jovens e adultos. (Texto informado pelo autor)
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Iran Abreu Mendes

Iran Abreu Mendes

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Departamento de Práticas Educativas e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História e Pedagogia da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, educação matemática, ensino de matemática, história da matemática em sala de aula e etnomatemática. Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq.
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Marco Antônio Escher

Marco Antônio Escher

Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) . Atualmente é efetivo da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias de informação e comunicação, calculo diferencial e integral, educação matemática, paradigma indiciário e cálculo.
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